A avaliação de um imóvel, além de fundamental para o mercado imobiliário, é uma documentação que entrega segurança e tranquilidade para vendedores e compradores. Mas você sabe reconhecer um bom avaliador?
A posse do CRECI e do Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) faz parte da lista de evidências de avaliador profissional e capacitado, pois apenas com a certificação é possível emitir um laudo de avaliação do imóvel.
Um avaliador responsável também checa a documentação do imóvel — passo indispensável para uma avaliação imobiliária para venda. Isso aumenta a chance da negociação ser transparente, segura e legal. Ademais, entende-se como fundamental que sejam realizadas pesquisas sobre a localização do imóvel, segurança, tendências da região, acesso a transporte público, comércio e serviços, por exemplo.
A pessoa que avalia um imóvel também precisa estudar constantemente o mercado imobiliário, conhecendo as novidades, projeções, economia, taxa Selic e outros fatores que podem refletir em suas negociações. Por fim, um bom avaliador precisa conhecer os métodos utilizados em avaliação imobiliária: comparativo de mercado; evolutivo e involutivo; baseado na renda que o imóvel pode gerar.
Deixe um comentário