Curitiba está cada vez mais desenvolvida em mobilidade urbana e sustentabilidade, o que está valorizando ainda mais as regiões da cidade. No bairro Cabral, durante o mês de maio, foram concluídas as obras que inauguraram, no dia 13, o novo ponto de transporte coletivo em Curitiba: a Estação Prisma Solar Agrárias, um marco de sustentabilidade e avanço na eletromobilidade.
A nova estação é climatizada, tecnológica e equipada com assentos confortáveis para a população. Ela faz parte do Projeto: “Novo Inter 2”, é a primeira entrega do programa de US$ 106 milhões do contrato de financiamento do BID. O objetivo é melhorar trajetos e o conforto dos moradores ao utilizar o transporte público, principalmente com a introdução de ônibus elétricos em Curitiba.
A estrutura de aço e vidro foi montada em Santa Catarina, na sede da empresa Eccoprax, especializada em construção modular. Pesando 7 toneladas, com 80m², e custando R$ 2,2 milhões, a estação inclui fundações em concreto, estrutura metálica, vidros, pisos, automação de portas, bilhetagem eletrônica, painéis fotovoltaicos, ar-condicionado, pontos de recarga USB e painel com mensagem móvel. A obra da estação ainda inclui pavimentação, drenagem, paisagismo, jardinagem, sinalização, iluminação, acessibilidade plena e bicicletários para promover a mobilidade ativa.
Como comparação, uma estação-tubo com a mesma capacidade teria um custo muito maior do que o da Prisma Solar. A nova estação vai operar com cobrador na rampa de entrada e bilhetagem por reconhecimento facial. Outro sistema inteligente de monitoramento é o painel de mensagem variável, conectado a duas câmeras de vigilância, que permitirá a interação entre a Central de Operações da Urbs e os usuários durante a operação.
Além disso, a nova estação abriga 280 pessoas! Incrível, não é mesmo? Com este feito, o bairro Cabral deve se tornar ainda mais valorizado por sua facilidade de locomoção e avanços nos trajetos de transportes coletivos sustentáveis e conscientes.
➡️ Acesse nosso site: avalieja.com.br e saiba mais sobre as áreas mais valorizadas de Curitiba e os fatores que as valorizam! Aproveite.
fonte: prefeitura de Curitiba.
#AvaliaçãoImobiliária #Avaliação #Imóveis #AvalieJá #Laudos #MercadoImobiliário #Curitiba #Cabral #Tecnologia #Inovação
Deixe um comentário