No mercado das avaliações imobiliárias, o detalhamento de dados são fatores de grande importância que o avaliador ou corretor de imóveis deve inserir nos seus trabalhos, especialmente se forem destinados para fins jurídicos, como por exemplo, espólios.
O trabalho começa pela região onde o imóvel está inserido. Deve haver uma preocupação em identificar a infraestrutura da região, se possui hospitais, escolas, transporte público. Também o fator renda per capita tem grande influência pois estes fatores aglutinados darão a esta região o perfil não só de moradores, mas também de tipologia de imóvel predominante.
Na etapa da pesquisa para determinar o valor do imóvel é importante sempre entender qual o imóvel que está sendo avaliado, se é um terreno, uma casa, ou a casa e o terreno, uma vez que isso, muitas vezes, é o maior desafio do avaliador: identificar claramente o que está sendo avaliado. Evidente que nesta pesquisa, é importante é trazer o maior número de amostras possíveis, similares ao imóvel avaliando. Porém, não basta apenas inserir estas amostras: importante é também entrar em contato com o anunciante deste imóvel e entender qual o valor real pelo qual ele foi avaliado e se existem divergências de avaliação e divulgação.
Quanto maior o número de amostras, mais fácil fica o entendimento de quem está contratando o trabalho, pois informação precisa gera confiança.
Se precisar avaliar um imóvel, fale com os profissionais da Avalieja pelo whatsapp https://tinyurl.com/2s3n633h
Deixe um comentário