Ultimamente, o mercado imobiliário vem passando por várias transformações. Entre elas, a mais expressiva foi a transformação digital, que ainda era uma barreira para muitos corretores de imóveis.
Com a chegada da Covid-19 e do isolamento social, nosso comportamento e a forma como vemos a nossa relação com o tempo e o espaço de trabalho mudou. As empresas diminuíram suas equipes e os espaços que ocupavam, e iniciaram o trabalho em modelo remoto e home office.
Com essas mudanças, a quantidade de espaços comerciais disponíveis para venda e locação estão em constante crescimento.
Em um levantamento recente feito pelo Avalion, identificamos que no centro de Curitiba temos captadas aproximadamente 1.540 unidades que se encontram em divulgação e com uma média de valores próximo a R$ 4.800,00/m², isto demonstra o tamanho do problema que possuímos em nosso mercado.
Pensando em solucionar este problema, levantamos a possibilidade de transformar estes comerciais em estúdios. Porém, para isso acontecer, também vamos enfrentar vários desafios, como o custo de reforma, projetos, aprovação de condomínio e alteração na incorporação, tornando a operação complexa, sem grandes atrativos e baixo retorno.
Logo, a pergunta é: estariam os imóveis comerciais – conjuntos ou lajes – fadados ao esquecimento?
Sim pelo fato de que muitas pessoas não conseguem mais realizar os seus trabalhos em casa devido ao espaço compartilhado com a família, filhos, cachorros e o dia a dia da casa. Esses fatores podem fazer com que essa pessoa procure um melhor espaço para trabalhar.
Não no caso de ser uma pessoa que mora sozinha, então não sofre os mesmos problemas daqueles que possuem famílias e estão compartilhando o mesmo espaço.
Com tantos imóveis em divulgação, o cuidado em conhecer e estudar o mercado é cada vez maior. Uma vez tendo este conhecimento, podemos transmitir ao nosso cliente a nossa visão e a forma com que os mercados reagem a decisões mal tomadas baseadas em levantamentos que muitas vezes não são tão profundos como deveriam ser.
Prepara-se para o futuro, pois você será parte dele, como profissional e como espectador.
Paulo Roberto – CEO e Fundador do Avalion.
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