Quais são os principais métodos de avaliação de imóveis?
Para que serve o laudo de avaliação de imóveis?
A avaliação de imóveis deve ser feita em casos de compra e venda de terreno, casa ou apartamento, para que os valores reais sejam apontados.
Já o laudo, dentro do processo de avaliação, é o principal documento que dá respaldo à decisão final — é um instrumento jurídico. Ele é importantíssimo em qualquer tipo de ação envolvendo o imóvel.
Para chegar ao resultado final, os avaliadores levam em conta vários itens, como por exemplo, localização, acabamento, documentação, atividades básicas, revestimento, pintura, fachada, elétrica e hidráulica, forros, telhados e vidros.
O laudo, sendo um documento comprobatório, pode ser exigido de diferentes maneiras, sendo mais comum para fins de compra e venda. Na maioria dos pedidos de financiamento ele é obrigatório.
Faça avaliação de imóveis na Avalie Já!
Acesse nosso site: www.avalieja.com.br
Localização e deslocamento influenciam na avaliação do imóvel
O local em que o imóvel está situado, diz muito sobre como será viver ali e, por consequência, tem influência no valor do imóvel em questão. Pensando nisso, devem ser avaliadas questões como:
- Criminalidade na região;
- Proximidade a alguma delegacia, hospital ou qualquer outro serviço de emergência;
- Saneamento básico;
- Nível de poluição sonora.
Outra questão importante é a acessibilidade ao bairro. Para isso é mais fácil se fazer algumas perguntas que podem ou não influenciar na avaliação de imóveis, entre elas:
- Para o comprador, é melhor morar em uma região central ou em uma região mais afastada?
- Como é a poluição sonora na região? É um imóvel que é afetado pelos sons de uma via muito movimentada?
- O quão fácil é acessar o bairro? Como são as principais vias?
- Caso necessário, é um imóvel com fácil acesso às principais linhas de transporte público?
Muitas dessas características vão alterar o valor do imóvel, mas algumas delas dependerão do valor percebido pelo público que você deseja alcançar. Suponhamos um imóvel em um bairro nobre. Neste caso, é bem provável que seu público tenha carro, portanto, o acesso às principais linhas de transporte público não é algo que terá tanta influência no valor quanto em outras regiões. Por outro lado, o número de vagas disponíveis terá peso tanto no valor quanto na decisão de compra.
Se precisar avaliar imóveis de forma profissional, fale com nossos consultores no Avaliejá. Acesse o site www.avalieja.com.br
Avaliação ajuda a aplicar valor justo pelo imóvel
Um dos principais objetivos de fazer uma avaliação do bem antes de colocá-lo no mercado é ajudar o vendedor ou locatário a cobrar uma quantia justa pelo espaço: nem mais, nem menos.
Muitas pessoas tendem a achar que o imóvel vale mais simplesmente por ele estar situado em um bom ponto, por exemplo. Outros acabam colocando o preço lá embaixo por ele não ter vista livre, mas não levam em conta qualidades, como reforma recente ou infraestrutura do condomínio.
É papel do corretor de imóveis auxiliar nessa avaliação, levando em conta os mais diversos pontos, como o tempo de construção, vaga na garagem, estrutura do prédio, taxa de condomínio etc.
Fazer a avaliação de um imóvel para venda ou aluguel é fundamental não só para estipular um preço justo para o espaço, mas também para evitar dor de cabeça no futuro, com documentação incompleta ou incorreta, problemas que não foram relatados pelo proprietário e surpresas desagradáveis, como localização ruim e problemas com o condomínio.
Comentários