CRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Sem comentários

A avaliação imobiliária é um processo existente dentro do mercado imobiliário, que baseado em um método, define o valor de determinado imóvel, que pode ser urbano ou rural.
Para realização deste processo, é necessário a contratação de um profissional da área, e o profissional indicado para tal é o corretor de imóveis, que também é um avaliador, para esta contratação, é necessário que você procure entender quem é este profissional, seu currículo e a experiência dele neste mercado.
Quando falamos de avaliação de imóveis, devemos observar alguns critérios que devem ser analisadas neste processo, como:

a- Localização imóvel,
b- Acabamentos
c- Infraestrutura da região
d- Documentação

A pesquisa que será realizada, tem como base não só o imóvel, mas a localização dele dentro do bairro, portanto uma vez que a visita e a vistoria ao imóvel já foram feitas, o próximo passo, é a escolha do método a ser utilizado, que no caso do corretor de imóveis o Método comparativo direto de dados é o mais aconselhado, neste Método o corretor de imóveis irá pesquisar e buscar imóveis similares ao imóvel que ele está avaliando dentro de um raio de pesquisa.

A visita ao imóvel e a vistoria é muito importante, pois é nela que o profissional vai conhecer a infraestrutura do bairro onde o imóvel está localizado, a condição e acabamentos do imóvel avaliando, desta forma quando for executar a sua pesquisa, ele entenderá se o imóvel escolhido em sua pesquisa é ou não similar ao imóvel avaliando.

A infraestrutura da região do imóvel avaliando é fundamental, pois devemos entender em que contexto este imóvel está inserido, muitas vezes observamos que o imóvel foi construído em um local não tão apropriado, criando assim um problema de valorização dentro desta infraestrutura, conhecer o bairro é importante, índices como, renda per capita, população, escolas, hospitais, shoppings enfim, tudo aquilo que ajudem a definir o valor deste imóvel.

A documentação também é muito importante, devemos fazer uma análise desta documentação e primeiro solicitar uma matricula atualizada deste imóvel para identificar se toda a informação esta correta, iptu, condomínio também fazem parte desta análise, tire todas as certidões necessárias para que não ocorram problemas futuros.

Então se você está necessitando avaliar o seu imóvel, procure por um profissional qualificado, que atue e entenda do mercado imobiliário. Não corra riscos a avaliação imobiliária é caso sério e deve ser tratada como tal.

adminCRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *