Avaliação de bens

Sem comentários

O objetivo da avaliação de bens é determinar o valor de mercado do imóvel através da utilização de técnicas da engenharia de avaliações: o laudo de avaliação de um imóvel é o resultado da aplicação da estatística, ou seja, procura encontrar um intervalo de valores em que possa situar o valor de mercado do imóvel avaliado.

É um processo que elabora um laudo seguindo normas técnicas e metodológicas que são determinadas pela ABNT, IBAPE e INMETRO. Algumas etapas são necessárias para a realização da avaliação de bens:

1. Pesquisa de Mercado: Primeiramente a pesquisa de mercado e dos valores dos imóveis negociados na região com características semelhantes aos do imóvel avaliando.

2. Homogeneização dos Valores: Efetuar a homogeneização dos valores, que é a técnica utilizada para uniformizar as diferenças de valores pesquisados devido a diferenças de atributos (fatores, sejam eles físicos, econômicos, topografia ou localização) entre os valores pesquisados no mercado e o bem avaliando.

3. Análise Estatística: Após a homogeneização dos valores pesquisados, fazer a análise estatística para encontrar os prováveis valores ou melhor o intervalo de valores, para poder anunciar um valor ou um leque de valores prováveis ao imóvel avaliado.

Conheça os serviços do Avalie Já! 

adminAvaliação de bens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *